Mirai Otakus
Fórum criado por: JuBs-ChAn
Para visualizar todo o conteúdo do Fórum é necessário se logar. Para poder se logar é necessário estar registrado(a).
Aproveite e faça já seu cadastro =3
Fórum dedicado ao Aenianos Fansub! Mirai Fansub! Sukinime Fansub! Forgotten Fansub! Kaze-Hime Fansub! Shugo Chara Episódios! Jubs-ChAn Blog! Animalog! Neko Twins Fansub!

Aegisub(criação de legendas)

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aegisub(criação de legendas)

Mensagem por Dual em Sab 23 Jan 2010, 06:09

PARTE 1

Possíveis perguntas:

1º O que é aegisub?
Resposta: É um programa usado pela grande maioria dos fansubs(grupos que traduzem anime), para criar legendas com Timing(tempo de duração de cada fala) e tradução ou somente o Tming passando ele para outra pessoa que irá traduzir o anime.

2º O que é possível fazer nele além de criar legendas?
Respota: Efeitos de karaoke.

3º Somente fansubs usam ele?
Respota: Não, pessoas que legendam PV's também usam ele.

4º Ele junta a legenda ao video?
Resposta: Não, ele serve somente para criar a legenda, o processo de juntar a legenda ao video convertendo o video para outro formato é chamado de Encode, que envolve outro programa e não esse.

5º Por que você está fazendo este tópico?
Respota: Para mostrar as pessoas que não sabem como é o trabalho de um fansub e talvez após lerem esse tutorial queiram se juntar a um ou até mesmo criar seu próprio fansub(para criar um fansub você tem saber algumas outras coisas além dessa).

Download do programa(ele pesa 24MB):Clique aqui
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Interface do Aegisub(sem um video aberto):
PS: Aqui eu só citei as partes que um iniciante mais vai usar.

Interface do Aegisub(com um video aberto):
PS: Não muda tanta coisa né? =P

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PASSOS:

1º PASSO: Ter a RAW(video sem legenda) antes de pensar em traduzir.
PS: A RAW SÓ É NECESSÁRIA CASO VOCÊ FOR ENCODAR TAMBÉM, SE NÃO, NÃO HÁ RAZÃO PARA VOCÊ TÊ-LA.

2º Passo: Baixar o video que você quer traduzir(legendado em alguma língua estrangeira que você saiba) ou fazer o Timing(não é preciso saber nenhuma outra língua para fazer isso, mas mesmo assim você vai precisar do video legendado em outra língua).

3º PASSO: Na parte de cima do seu Aegisub vai estar escrito "Video" clique ai e depois em "Abrir Video" ai seleciona o video que você quer traduzir ou só fazer o Timing.
PS: O video tem de ser um desses 3 formatos: AVI, MKV ou MP4(é possível abrir outros formatos, mas o video vai rodar com lag(travando) ou o audio vai ficar ruim e para que isso não aconteça você tem que mudar algumas configurações no aegisub, vou falar disso depois, mas agora é melhor você abrir só um desses 3 videos que vão rodar sem problemas.)

4º PASSO: Abra o "grenciador de estilos"(veja a interface do Aegisub sem video) você vai se deparar com uma janela assim:

PS: Estilo é a fonte/cor/tamanho/sombra/borda/alinhamento da legenda

Para criar o estilo é só clicar em "novo" em um dos dois lados(abaixo informações sobre cada lado).

A parte do lado esquerdo(Depósito) salva para sempre(até você formatar o PC =P ) o estilo no Aegisub, a parte do lado direito(Script Atual) são os estilo que você está usando nessa tradução, então se você cria um estilo na parte do lado direito você só vai conseguir usar ele naquela legenda, não em outras, se você criar um estilo na parte do lado esquerdo você vai poder usar ele em qualquer legenda que você for fazer, basta apenas selecionar o estilo que você quer e clicar em "Copiar para o Script atual" ou se você criou um estilo na parte do lado direito e quer usar ele em outras legenda também é só clicar em "Copiar para depósito". Para que esse estilo que você criou seja usado na legenda você tem q clicar na parte "Escolhe o estilo que você criou"(veja a interface do Aegisub sem video) e selecionar ele.

5º PASSO(Timing e tradução): Agora que você abriu o video, clique na "barra de rolagem do video"(olhe a imagem da Interface do Aegisub com video aberto(se você reparar os nº estão assim 0:00:00.000 que são horas/minutos/segundos/milesegundos, na casa dos milesegundos existem 3 números, ignore o último número.)) e ai com as setas do teclado(a seta da esquerda "move" o video pra trás e a da direita pra frente) você vai "mover" o video até a parte que começa a legenda de uma fala do video e vai ver qual o tempo que está na parte "Tempo em que o video está"(veja a interface do Aegisub com video) e colocar esse tempo na parte "Tempo que a legenda começa"(veja a interface do aegisub sem video) depois "mova" o video para a parte que a legenda some e fazer a mesma coisa de quando a legenda começa, mas dessa vez vai por o tempo em que ela desaparece na parte "Tempo que a legenda termina", ai você vai escrever sua tradução na area em branco embaixo de onde tem "negrito", "itálico" , "sublinhado" e "tachado"(veja a Interface do Aegisub sem video) e então clicar em "ACEITAR". Você vai fazer esse mesmo processo com TODAS as falas, com todas as "notas"(elas servem para explicar alguma coisa do anime, com certeza você já viu em algum anime) e com qualquer "placa" que aparecer no video(Exemplo: aparece um placa escrito "banheiro" no video, você tem que fazer o Tming de quando ela aparece até quando ela "some".)

6º PASSO: Após fazer o 4º passo com todas as falas, notas(se tiver) e placas(se tiver) do video, a sua legenda está pronta! Basta clicar em "Arquivo" que fica na parte de cima do Aegisub e depois em "Salvar Legendas como..." coloque o nome da legenda que você quiser e clique em "Salvar" pronto, sua legenda está pronta.

Na próxima parte vou ensinar como mover e girar a legenda, e a parte de estilos mais detalhada^^.

Última edição por Dual em Sab 23 Jan 2010, 12:12, editado 2 vez(es)

http://forgottensub.wordpress.com

Dual
Blog Staff
Blog Staff

Masculino Mensagens : 422

Re: Aegisub(criação de legendas)

Mensagem por Convidad em Sab 23 Jan 2010, 08:38

ai, que coisa complicada ._.

Convidad
Convidado

Mensagem por Dual em Sab 23 Jan 2010, 08:58

Eriko escreveu:ai, que coisa complicada ._.
Essa é a parte mais NOOB do negócio, o dificil é o karaoke que você tem que saber um pouco de programação em LUA pra fazer os efeitos mais fodas(embora eles também possam ser feitos pelo Adobe After Effects).
Aproveitando pra quem não entendeu ai, aqui está uma video-aula que eu fiz há 1 ano atrás(minha voz não ficou muito boa no microfone, mas blz =P )

PARTE 1:

PARTE 2:

Dual
Blog Staff
Blog Staff

Mensagem por Convidad em Sab 23 Jan 2010, 11:02

Eu tinha aprendido a usar o aegisub a partir desses videos (só sei fazer timing e traduzir, mas tradução n tem a ver com o aegis), acho eles muito uteis para iniciantes e até pessoas como eu que n tinham a minima ideia de como se mexer com o aegisub
Eu n sei fazer os efeitos de karaokê, são a parte mais complicada (na minha opinião), nem sei encodar...
Achei o topico muito instrutivo, ajuda bastante quem quiser saber como se legenda animes

Convidad
Convidado

Mensagem por Utau. em Sab 23 Jan 2010, 11:58

ah é complicadinho mas conforme vc vai praticando começa a ficar facil, eu ja usei esse programa quando eu traduzia...ahn...hentai...(se esconde) e é mot bom o programa, mas faz tanto tempo que não uso...

Visitem meu DA

Spoiler:

5 Awards:

EU COMPREI A CECEL-CHAN *O*
E A MAAH ME COMPROU *O*

Utau.
ADM Utau
ADM Utau

Feminino Mensagens : 5010

Mensagem por Dual em Sab 23 Jan 2010, 12:14

PARTE 2:

Gerenciador de Estilos(saiba como acessar ele vendo o passo nº 4 da parte 1 desse tutorial):
Após ter clicado em "novo" em um dos 2 lados(esquerdo ou direito, caso tenha criando no lado esquerdo veja o que você tem q fazer revendo o 4º passo da parte 1 do tutorial) irá abrir uma janela desse tipo:

Após deixar o estilo do jeito que você quer clique em "aplicar" e em "ok" e depois é só clicar em "Escolhe o estilo que você criou"(veja a Interface do Aegisub sem video que está na 1ª parte do tutorial) é só selecionar seu estilo e pronto ^^.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rotação e posicionamento da legenda:

Bom, aqui está uma imagem dos botões:

Agora imagens de como funciona:

Imagem do botão que está em laranja na imagem dos botões:

Imagem do botão que está em verde na imagem dos botões:

Imagem do botão que está em amarelo na imagem dos botões:

Dual
Blog Staff
Blog Staff

Mensagem por Convidad em Sab 23 Jan 2010, 14:50

minha intenção de quando terminar meu curso de inglês, era começar a legendar animes. quero ver eu aprender tudo isso...

Convidad
Convidado

Mensagem por Amys2 em Sab 23 Jan 2010, 15:27

Eu uso o Aegisub é bem simples tenho outros programas para criar legendas mas esse é bem mais fácil,Eriko você sabe espanhol? eu faço pelo espanhol é mais simples
Amys2
Mirai Baby
Mirai Baby

Feminino Mensagens : 28

Mensagem por Convidad em Sab 23 Jan 2010, 15:33

Sei somente o básico de espanhol .-.

Convidad
Convidado

Mensagem por Mikoto em Sab 23 Jan 2010, 17:45

Gente só de olhar já me confundo @_@
Prefiro editar só manga mesmo, essas coisas de legenda é muito complicado D: *pessoaburra*

Meus amorzinhos
Spoiler:

Spoiler:
Kumi ser mais divoso que tem, eu o idolatro e e quero que ele brinque comigo em todos os sentido
Po pi po pi po po pi po ~ WEE ~
o mundo tem que ser colorido, colorido como RESTART <3
A Rieko nunca foi pega com o celular mandando mensagens pra Tia Nanda no meio da aula
Mikoto
Mirai Knight
Mirai Knight

Feminino Mensagens : 2095

http://www.lastfm.com.br/user/Mikoto666

Mensagem por Convidad em Sab 23 Jan 2010, 18:03

Nossa, Brigadão, talvez seja meio inutil pra mim, mas sempre quis aprender a fazer isso <3

Convidad
Convidado

Mensagem por yssabell em Sab 23 Jan 2010, 18:56

meu DEUS, q coisa complicada, naum vo consegui usa isso
24MB eh muito pesado??
naum entendo quase nada d computador
yssabell
Mirai Loli
Mirai Loli

Feminino Mensagens : 1202

http://otaku-taku.blogspot.com.br/

Mensagem por Ská em Sab 23 Jan 2010, 19:05

24MB é pouco, se for 240MB já é bastante xDD
Ská
Mirai Android
Mirai Android

Feminino Mensagens : 1935

Mensagem por yssabell em Sab 23 Jan 2010, 19:10

ata
arigatou
yssabell
Mirai Loli
Mirai Loli

Feminino Mensagens : 1202

http://otaku-taku.blogspot.com.br/

Mensagem por Convidad em Sab 23 Jan 2010, 19:26

Eriko escreveu:minha intenção de quando terminar meu curso de inglês, era começar a legendar animes. quero ver eu aprender tudo isso...

Que legal Eriko, eu já aprendi o basico do Aegisub (literalmente só sei timing) mas n tenho experiencia... Nunca me imaginei legendando animes....

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Sab 23 Jan 2010, 22:26

t-chan escreveu:
Eriko escreveu:minha intenção de quando terminar meu curso de inglês, era começar a legendar animes. quero ver eu aprender tudo isso...

Que legal Eriko, eu já aprendi o basico do Aegisub (literalmente só sei timing) mas n tenho experiencia... Nunca me imaginei legendando animes....

Quem sabe, em um futuro distante (????) agente não acabe legendando juntas em algum fansub? :D

Convidad
Convidado

Mensagem por JuBs-ChAn em Dom 24 Jan 2010, 06:06

Lalala xp eu faço os karaokes timming das ops e ends do Shugo Chara xp
Agora aprendi a fazer uns efeitos legais =]
Tbm sei fazer timming, sou tradutora, revisora, editora etc xp
JuBs-ChAn
Adm/Founder JuBs-ChAn
Adm/Founder JuBs-ChAn

Feminino Mensagens : 7685

http://jubschan.deviantart.com/gallery/

Mensagem por Convidad em Dom 24 Jan 2010, 09:25

JuBsChAn escreveu:Lalala xp eu faço os karaokes timming das ops e ends do Shugo Chara xp
Agora aprendi a fazer uns efeitos legais =]
Tbm sei fazer timming, sou tradutora, revisora, editora etc xp

sério? *O* waaaaaaah, que legal! *-*

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Dom 24 Jan 2010, 10:50

Eriko escreveu:
t-chan escreveu:

Quem sabe, em um futuro distante (????) agente não acabe legendando juntas em algum fansub? :D

Quem sabe? Pode ser que aconteça mesmo xD =3 =3

Convidad
Convidado

Mensagem por JuBs-ChAn em Dom 24 Jan 2010, 21:18

Eriko se vc prestar atenção nas Openings do Shugo Chara, vai ver meu nick escrito lá e a função que desempenhei em cada eps =]
E meu nick aparece várias vezes xp
JuBs-ChAn
Adm/Founder JuBs-ChAn
Adm/Founder JuBs-ChAn

Mensagem por Convidad em Dom 24 Jan 2010, 21:28

JuBsChAn escreveu:Eriko se vc prestar atenção nas Openings do Shugo Chara, vai ver meu nick escrito lá e a função que desempenhei em cada eps =]
Isso eu vejo em quase todas as ops, JuBs você faz uns efeitos incriveis!

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Seg 25 Jan 2010, 08:03

t-chan escreveu:
JuBsChAn escreveu:Eriko se vc prestar atenção nas Openings do Shugo Chara, vai ver meu nick escrito lá e a função que desempenhei em cada eps =]

Sério? sempre me concentro na letra, vou prestar mais atenção! *O*

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Seg 25 Jan 2010, 10:08

Eriko escreveu:
t-chan escreveu:

é que a entediada aqui, quando n tem nada pra fazer fica revendo aberturas de animes e então eu presto mais atenção nos detalhes =3

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Seg 25 Jan 2010, 11:09

t-chan escreveu:
Eriko escreveu:
t-chan escreveu:

é que a entediada aqui, quando n tem nada pra fazer fica revendo aberturas de animes e então eu presto mais atenção nos detalhes =3

OAIUDHOAIUHDOASIUDHSAOIUDHAOIU Eu faço a mesma coisa! XD mas mesmo assim, minha atenção sempre vai pra letra. q

Convidad
Convidado

Mensagem por JuBs-ChAn em Seg 25 Jan 2010, 11:11

Os efeitos são o Luiz quem faz, eu faço o timming, ou seja, faço o tempo e as letras devem ser selecionadas, etc. Os efeitos que sei faezr não são tão bons qtos os do Luiz =]
Isso do pessoal não saber quem faz o que nos episódios eu já sabia XD
Ninguém presta atenção nisso~~
JuBs-ChAn
Adm/Founder JuBs-ChAn
Adm/Founder JuBs-ChAn

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo