Mirai Otakus
Fórum criado por: JuBs-ChAn
Para visualizar todo o conteúdo do Fórum é necessário se logar. Para poder se logar é necessário estar registrado(a).
Aproveite e faça já seu cadastro =3
Fórum dedicado ao Aenianos Fansub! Mirai Fansub! Sukinime Fansub! Forgotten Fansub! Kaze-Hime Fansub! Shugo Chara Episódios! Jubs-ChAn Blog! Animalog! Neko Twins Fansub!

MeGui(como encodar) e Avisynth

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

MeGui(como encodar) e Avisynth

Mensagem por Dual em Qui 18 Fev 2010, 19:59

1º: O que é MeGui?
Resposta: É um programa usado para encodar(passar de um formato para o outro) videos de qualquer tipo e o audio também.

2º: Qual a diferença dele comparado aos outros programas que encodam?
Resposta: Nele é possível usar filtros que melhoram a imagem do video.

3º: O que é Avisynth?
Resposta: É uma "ferramenta" que é necessária para abrir videos no MeGui, com ele você pode arrumar defeitos que havia no video usando os filtros ou scripts dele ou que foram feitos por outra pessoa, claro que pra isso você precisa conhecer pelo menos a função do filtro ou script que você vai usar para arrumar o video.

4º: O que vamos aprender aqui por parte de você(Dual)?
Resposta: Como encodar para os formatos MP4 e MKV e as configurações para encodar, e como abrir o video no MeGui usando o Avisynth(não vou ensinar a usar um filtro só o código para abrir o video).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Coisas que você precisa baixar:

K-lite(Codec) 23MB: Download ou CCP(Codec) 6MB: Download - Eu aconselho o K-lite porque já vem com todos os Codecs de todas as coisas(video e audio), já o CCP é mais voltado pra video MP4, mas quem decide é você ^^. Codecs são usados por players para reproduzir alguns formatos de video, se você consegue assistir animes nos formatos MP4, MKV, AVI, RMVB, RM, etc... então não precisa baixar nenhum desses Codecs porque você já tem eles instalados, agora se você só consegue assistir animes no formato RMVB ou RM, então baixe um desses Codecs para poder ver animes em qualquer formato =P.
AviSynth 1MB: Download
MeGui 1MB: Download
VSFilter: Download aqui - Coloque ele em qualquer pasta que você quiser.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como instalar e sobre o update do MeGui:

Instale 1º o Codec que você baixou(K-lite ou CCCP), depois o AviSynth e por último o MeGui, quando você abrir o MeGui talvez ele peça para fazer um update aceite e talvez durante esse update abra um janelinha com as opções "Import" e "Cancel" que tem uma lista, selecione todos os itens dessa lista e clique em "import" sempre que aparecer essa lista faça isso ^^.
Como configurar o MeGui:

1º PASSO:

2º PASSO:

3º PASSO(ABA 1) configure do jeito que está na imagem:

4º PASSO(ABA 2) configure do jeito que está na imagem:

5º PASSO(ABA 3) configure do jeito que está na imagem, exceto a parte que eu escrevi:

PS: Só é necessário fazer isso 1 única vez.
Criando o script para abrir o video no MeGui:

Bom, é bem simples tudo que você tem que fazer é abrir o bloco de notas e digitar este comando: DirectShowSource("caminho onde está o video.formato", fps=23.976, convertfps=true, audio=false).

Exemplo(FIGURA 1):

Como você deve salvar:

Como fazer para saber onde o video está:

Como carregar o plugin VSFilter:
Escreva isso embaixo do código do video: LoadPlugin("local onde você colocou o VSFilter\VSFilter.dll")
Escreva esse código embaixo desse código do VSFilter: TextSub("local onde está sua legenda\nome da sua legenda.ass")

Exemplo:

PS: Não se esqueça de colocar um ponto antes do ass, e o "ass" tem que ser em letra minuscula mesmo. O .ass é o formato da legenda, os formatos de legendas mais comuns são: .ass, .ssa, .srt(o mais comum pra filmes) e .idx, se sua legenda não for .ass é só mudar de .ass pra um desses que eu citei.
Como fazer para saber o formato do video: Basta deixar o mouse sobre o video e vai aparecer a informação desse jeito:

PS: A única coisa que te interessa ai é o "Tipo" no caso da imagem é o formato WMV(Windows Media Video).

Como abrir esse script no MeGui:

Como mandar o MeGui encodar:

1º Imagem:

2º Imagem:

Sobre Bitrate(figura do 1º PASSO):

Como saber quanto de Bitrate deve se colocar:

1º imagem:

2º Imagem: Depois que você clicou onde foi indicado na 1º imagem, vai aparecer uma janela como essa:

3º Imagem: Depois que você clicou onde foi pedido na 2º imagem, vai aparecer isso:

PS: Não apague a vírgula e esse 0 depois da vírgula.

PS: O MeGui não encoda o video e o audio juntos(ele até pode fazer isso, mas a imagem do video fica muito ruim), esse tutorial ai foi só para encodar o video, no meu próximo post eu vo colocar como encoda o audio e juntar ele com o video.

Última edição por Dual em Seg 28 Jun 2010, 21:10, editado 5 vez(es)

http://forgottensub.wordpress.com

Dual
Blog Staff
Blog Staff

Masculino Mensagens : 422

Re: MeGui(como encodar) e Avisynth

Mensagem por yssabell em Sex 19 Fev 2010, 11:31

quanto pesa??
yssabell
Mirai Loli
Mirai Loli

Feminino Mensagens : 1202

http://otaku-taku.blogspot.com.br/

Mensagem por Dual em Sex 19 Fev 2010, 12:25

Já adicionei essa informação ^^

Dual
Blog Staff
Blog Staff

Mensagem por JuBs-ChAn em Dom 21 Fev 2010, 11:45

Nusssss q legal!!! Obrigada Dual kun!!
JuBs-ChAn
Adm/Founder JuBs-ChAn
Adm/Founder JuBs-ChAn

Feminino Mensagens : 7685

http://jubschan.deviantart.com/gallery/

Mensagem por Dual em Dom 28 Fev 2010, 00:59

Continuando meu último post:

Bom, eu acabei esquecendo de umas coisas no último post, a 1º delas foi como mandar o Megui encodar e a segunda é a parte de juntar a legenda no video, já adicionei como fazer isso no post e o donwload do que você precisa pra juntar a legenda ao video.
Como Converter o audio de um video:

Bom, é bem simples basta olhar as imagens a baixo:

1º Imagem:

2º Imagem(depois que você clicou em config. como mostra na 1º imagem configure desse jeito):

3º Imagem:

4º Imagem:

PS: Quando ele terminar de encodar o audio, o audio vai estar na mesma pasta que o video que você escolheu.
Como juntar o audio ao video que você encodou usando o MeGui:

Bom, como eu já havia dito antes o MeGui, não encoda o video e o audio juntos, você tem q 1º encodar o video e depois o audio. Depois que você encodou eles faça o processo abaixo para juntá-los.

1º Imagem:

2º Imagem:

PS: Depois que você clicou em "Queue" é só clicar em start e ele vai juntar o video e o audio que você havia encodado usando o MeGui

Dual
Blog Staff
Blog Staff

Mensagem por Gaby em Dom 28 Fev 2010, 15:13

axei...quando eu tiver tempo eu faço em meus animes

=P
Gaby
Mirai Baby
Mirai Baby

Feminino Mensagens : 46

Mensagem por nadianomi em Ter 20 Set 2011, 17:41

nossa... muito bom o seu tutorial...
só tem uma coisa... lá no quarto passo do seu primeiro post, vc colocou a imagem da aba 1 e não da aba 2...
se pude arrumar, eu agradeço ^^
na verdade já agradeço pelo tutorial q vc fez ^^

nadianomi
Mirai Baby
Mirai Baby

Mensagem por nos_vagner em Seg 26 Set 2011, 06:52

legal o tuto
mas é + facil usar p RealAnime q é so colocar as preferencias e ter um otimo Codec Path
e uma coisinha...
num ta na seção errada não?

EDIT
agora q vi q sou covero...
nos_vagner
Mirai Cute
Mirai Cute

Masculino Mensagens : 371

Mensagem por Dual em Sex 18 Nov 2011, 23:07

MeGui é mais usado pra animes/filmes/seriados com muitos/médio/poucos defeitos na imagem, pois a imensidade de filtros+os vários comandos de cada filtro conseguem apagar quase q 100% desses defeitos. Agora pra qm só quer encodar sem tirar nenhum defeito q a imagem do video possua, n precisa necessariamente usar este programa.

Dual
Blog Staff
Blog Staff

Mensagem por Aliny em Sab 25 Fev 2012, 19:26

Eu nao to conseguindo encodar ¬¬
fico durante 30 min mas nao saiu do 0% isso é normal??
e tem uma atualizaçao que eu nao consegui atualizar (essafraseficoestranha)
é a atualizaçao neroaacenc

-------Edit
Consegui ^^
mas veio outro erro agora enves de aparecer o video fica tudo cinza alguem me da uma ajuda??
Aliny
Mirai Chibi
Mirai Chibi

Feminino Mensagens : 212

Mensagem por lucaspower8 em Qui 21 Ago 2014, 08:14

Cara algumas das imagens estão off reposta elas ae pf quero muito aprender a fazer isso.

lucaspower8
Mirai Baby
Mirai Baby

Mensagem por PedroGBR em Ter 26 Ago 2014, 20:17

Aqui está dando erro na hora de colocar o script do avisynth no megui. A mensagem de erro que aparece é algo como "Load Plugin: unable to load", e é por causa do VSFilter.

PedroGBR
Mirai Baby
Mirai Baby

Mensagem por PedroGBR em Ter 02 Set 2014, 13:05

Encontrei... era só dar ctrl+r.

PedroGBR
Mirai Baby
Mirai Baby

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado